Cooperativa ou associação: qual modelo de organização escolher?

Na Mídia | quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024
Cooperativa ou associação: qual modelo de organização escolher?

A escolha entre uma cooperativa e uma associação depende dos objetivos e das necessidades específicas do grupo de pessoas que deseja se organizar. Abaixo, veja as características de cada modelo. 

O que é cooperativismo?

As cooperativas são organizações em que os/as participantes são donos/as do patrimônio e beneficiários/as direto dos ganhos.Ela tem uma finalidade essencialmente econômica, visando viabilizar o negócio produtivo dos/as cooperados/as no mercado. As cooperativas são organizações em que os/as participantes são donos/as do patrimônio e beneficiários/as direto dos ganhos.

O objetivo é desenvolver atividades comerciais em média ou grande escala de forma coletiva, com o propósito de beneficiar diretamente os/as associados/as. Os ganhos podem ser distribuídos entre os/as cooperados/as.

Aqui, os/as participantes são os/as donos/as do patrimônio. Em caso de dissolução, os bens podem ser distribuídos entre os/as próprios/as cooperados/as. Os ganhos são propriedade dos/as integrantes e podem ser utilizados conforme decisão da assembleia geral.

Além disso,  os/as cooperados/as têm direitos e obrigações recíprocas. Eles/as são beneficiários/as direto do trabalho da cooperativa e participam das decisões em assembleias.

O que é associativismo? 

Destina-se à promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe e atividades filantrópicas. O patrimônio acumulado pertence à associação, não aos associados/as.

Ele é indicado para levar adiante atividades sociais, não necessariamente comerciais. Os ganhos  pertencem à sociedade, não aos associados/as, e devem ser destinados à atividade da associação.

Aqui, o patrimônio acumulado pertence à associação. Em caso de dissolução, deve ser destinado a outra instituição semelhante. Os ganhos pertencem à sociedade e devem ser utilizados para a atividade da associação.

Além disso, os/as associados/as, na maioria das vezes, não são beneficiários/as direto do trabalho da associação, e os direitos e obrigações recíprocas podem não existir entre eles/as.

Então, qual escolher?

Se o grupo busca uma estrutura mais formalizada, onde os membros tenham participação direta na propriedade, controle e benefícios da organização, uma cooperativa pode ser mais apropriada. Por outro lado, se o grupo está mais interessado em promover interesses comuns ou atividades sem fins lucrativos, uma associação pode ser mais adequada. A escolha dependerá das metas e do propósito do grupo, bem como das preferências dos membros em relação à estrutura de governança e participação.

Quer saber mais? Uma assessoria jurídica pode lhe auxiliar na criação e na regularização da cooperativa ou associação. Busque um/a advogado/a de sua confiança!